Reunião da Assembleia Municipal de Gaia abordou o abate da árvore mirtácea

Na reunião da Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia, que se realizou ontem, dia 13 de Julho de 2011, a vereadora do ambiente da Câmara Municipal de Gaia informou que o espaço livre deixado pelo abate da mirtácea na Rua Augusto Gomes (ver postais, aqui e aqui) será arranjado com a plantação de uma “árvore adaptada a zona urbana”. Implicitamente, a referida vereadora quis dizer que a mirtácea abatida não era uma “árvore adaptada a zona urbana” — o que é uma falácia ou uma desculpa de mau pagador de quem tem a consciência pesada pelo abate da dita árvore.

A prova de que a vereadora não tem razão em relação ao abate da mirtácea, é o facto de o jacarandá-mimoso, que existe em grande quantidade, por exemplo, no parque Eduardo VII em Lisboa, ser uma “árvore adaptada a zona urbana” que pode atingir 15 meros de altura (ver artigo na Wikipédia).

Dois jacarandás-mimoso, para substituição da mirtácea abatida

Depois do abate arbitrário — e por decisão discricionária e anti-democrática — da mirtácea na Rua Augusto Gomes, não nos serve uma “arvorezinha” qualquer. O espaço vazio ali deixado pode acolher pelo menos dois jacarandás-mimoso: são árvores de crescimento rápido e de uma beleza rara, que iriam beneficiar muito aquele espaço, e contribuiriam para que a população daquela zona se sentisse compensada pelo abate da mirtácea. Acima de tudo, para algumas pessoas que não gostam das folhas outonais das árvores na via pública, a mensagem seria clara: mudem-se para a Lua, onde não há árvores!

A Rua Hermengarda Seabra pode levar 6 jacarandás-mimoso

A Rua Hermengarda Seabra, que é a continuação da Rua Augusto Gomes, poderia também levar alguns jacarandás-mimoso; pelo menos uma meia-dúzia destas árvores (não estamos a pedir muito!), ao longo de toda a rua. o efeito seria magnifico, e a cidade de Gaia só sairia beneficiada com a plantação estas árvores.

Anúncios

Deixe um comentário

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s